31.5.11

' e o mais certo é sorrir...'

.


'e achar o que há de mais lindo no coração'

|caio f|
.

É que hoje eu preciso acreditar um pouco mais. Acho uma beleza essa coisa de amanhecer essência. Poderia seguir meu sonho, mas não lembro dele essa manhã. Hoje acordei pra viver, levantar e seguir em frente. Porque a vida sempre pede um pouco mais da gente. Veja bem, a vida, não os outros. Hoje vou viver pra esperança, pra coisas bonitas e sorrisos largos. Mesmo que tudo dê pra trás. Hoje vou andar de mãos dadas com meu anjo da guarda e prometo me esforçar pra ser boa. Hoje vou viver na Terra cheia de Céu.

|vanessa leonardi|

.

29.5.11

de quem não vai da gente

.



- E o que a gente vira quando vai embora de alguém?
E o Senhô respondeu:
- Uns viram pó. Outros caem igual estrela do céu. Outro só viram a esquina... E têm aqueles que nunca vão embora.
- Não? E eles ficam onde, Senhô?
- Na lembrança

|vanessa leonardi|

.

28.5.11

e lá se foi ser feliz


.
Era uma menina. Uma menina e muita brincadeira. Uma menina e vários cachorros. Uma menina de brincadeira na rua e pé de mangueira no quintal. De corrida de rolemã e desenho com tijolo na rua. Uma menina de manga verde em cima do telhado. Era uma moça. Uma moça de fantasia. Uma moça de contos e cartilha de família. Era uma moça. Era uma mulher. Uma mulher de coisa simples. Coisa de escolha. Era uma mulher de retalhos. Era uma mulher de cartola. Era uma mulher de chapéu. Era uma mulher com muita coisa dentro do chapéu. Era uma mulher com um chapéu de mágico, igual uma cartola. De onde tirava um coelho, um pombo e um bilhete:

-Vá ser feliz. Vá ser muito feliz!


|vanessa leonardi|

.

26.5.11

meu mundinho

.

'Somos um território mais difícil de invadir, porque levantamos muros, inseguros de nossas forças disfarçamos a fragilidade com altas torres e ares imponentes./ A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranqüilidade, querer com mais doçura./ Às vezes é preciso recolher-se'

|lya luft|

.

21.5.11

love is free

.




Eu não quero que se apaixonem por mim, simplesmente porque não consigo sustentar fantasia por muito tempo. Acho que deixei pendurado o sorriso bonito em algum cabideiro de quarto por ai. Não sou mais a melhor companhia que gostariam que fosse. Tenho minhas vontades e no alto do salto dos meus trinta e poucos anos, elas falam menos e agem mais. Sim, hoje, falo muito pouco. Não sou culta e muito menos descolada. Não frequento academias porque sou de água, da ginga, da rua. Isso tudo não quer dizer que sou bem resolvida e dona da minha própria vida. Por isso aviso: -Não goste de mim pela imagem que você criou, nunca consigo sustentar sonho de ninguém, e se isso acontecer, o problema é seu.

O problema é que sou simples demais e algumas manias estranhas me sustentam. Conserto chuveiros e descargas e meu sonho mudou do de Londres para África. Não me pareço com nenhuma moça da camiseta molhada e nem tenho bumbum de panicats. Tenho peitos do tamanho que gosto que eles sejam. Ainda considero como traição troca de celulares e conversas no msn. Mudei muito com o tempo, mas meus valores não. Sei muito bem quando erro e onde erro.

Não vivo mais numa eterna busca, vivo um dia de cada vez. O final do meu arco-íris é bem debaixo do meu nariz. Minha vida é desalinhada, não sou de farra, nem boa pra casar. Sou do avesso, me gosto assim. Acredito no amor, escolhi viver assim. Valorizo até a menor das intenções. A boa fé. Acredito mais no presente. Do futuro, desconfio muito. Acredito quando a conversa é com os olhos. Acredito no que a alma fala. Na verdade, exagero demais na risada que só frouxa quando o vento é forte e estoura em risada outra vez.

|vanessa leonardi|

.

18.5.11

o que é tristeza pra você

.
PSe for pra falar de coisa triste, que seja assim:
.
                     Rita Pires from Cesar Nery on Vimeo.

Assisti um dos vídeos no blog da Cássia, o Carambolas Azuis,
que sempre me deixa apaixonada de tanta delicadeza,
mas só hoje deu tempo de dividir com vocês

.



15.5.11

sobre laços

.


Digo que sins pra fazer afagos, é meu jeito de te abraçar com o olhar. Encurtar todas as distâncias entre nós. Dentro de mim há muitos lugares longe e uma  vontade enorme de avançar.
Uns demosntram amor de um jeito lindo. Eu não. Eu só consigo fazer afagos. E abraçar teu amor com o sorriso, com os olhos, com a voz, com o cheiro, com o corpo todo e até a alma.
A gente não se aproximou pelas vontades, não. Fomos conduzidos no escuro pelo som da nossa voz.
Amar é ser guiado no escuro por um cheiro. O amor vai movimentando a gente. A gente movimenta o amor. A gente não vive de amor, a gente nada nele.

|vanessa leonardi|

.

14.5.11

pra fazer sentido

.


'Somos nós quem fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser…'

|gonzaguinha|

Coragem não é ser forte,veja bem. Coragem é uma forma de desprender o sonho da vida. Não deixa de ser uma estratégia para andar com mais leveza. Equilibrio. Dia por dia, ano por ano, a gente cai e levanta, limpa a poeira da roupa, limpa o choro do rosto. Solta o coração na rua e prende o suspiro no peito. Vai apurando a fé pra tornar-se uma pessoa mais generosa consigo mesma. Toda queda ou salto vale como experiência pra grande oportunidade de estarmos aqui. Tempo é ouro, aprendi, não dá pra desperdiçar assim, de qualquer jeito.
Coragem no final das contas é envolver-se. 'Coragem às vezes é desapego'.
Coragem é olhar pro espeho no fim do dia e perguntar: - Será que a gente tomou a decisão certa?
E a resposta vir com o um sorriso, da mesma pessoa, essa de frente pro espelho. E lembrar-se do momento que espantou o tédio com um sorriso e desculpou-se com um abraço. Que disse coisas interessantes com o olhar, porque aprendeu que silêncios falam mais alto. Que chegou em um lugar que sempre foi o 'lá' que queria estar, e gostar muito disso. Responder que foi um dia rico, que você tornou-se uma pessoa mais rica, mais rica de amor. Tenha coragem de se olhar no espelho e conseguir agradecer pelo que vê. Todo dia


|vanessa leonardi|
*em itálico, frase de Ana Jácomo

.

10.5.11

8.5.11

o melhor lugar do mundo

.

.

É um lugar que no meio do terremoto e descontrole mental, você lembra do rosto, da voz ou do cheiro da filha. É a fronha cheirosa toda noite. É a janela do quarto aberta pro sol entrar e vista pro céu. É barulho de risada de criança num parque. É sorvete de menta sentada de frente pro mar. É sentar ao lado do moço querido, é a curva entre o ombro e o pescoço, aquele espaço onde cabe a cabeça certinho. É acordar acreditando que o céu é mesmo azul e vestir-se dele. É braço enlaçado na cintura. É mesa de bar com amigos etílicos desenvolvendo assuntos desimportantes. É a música que virou saudade. É aquele sonho no jardim quando a gente encontra com todo mundo que foi morar por lá. É xícara de chocolate quente. Plantação de girassol na estrada e cheiro de mato no final da tarde.
Porque o melhor lugar do mundo não é referenciado em latitude, não existe coordenada geográfica, é um barracão colorido itinerante com largas portas verdes de felicidade, onde todo mundo pode entrar


|vanessa leonardi|

.

7.5.11

todo amor dessa vida





Considero famílía todas pessoas que vivem pelo dia com a gente. Tendo o mesmo sangue ou não. Família é gato, cachorro, vizinho, amigo e até as coisas que não falam, mas que me escutam. Família é tudo aquilo que faz a gente se espalhar pra pra dizer e ouvir. São todas as pessoas que nos queiram bem e a gente também. Mas mãe a gente só consegue chamar àquela que nos guarda, que nos entrega, que lembra e não esquece nunca da gente. Aquela que te beija depois da briga sorrindo com delicadeza divina dizendo sempre da tua impaciência com o mundo, com a vida. Mãe é aquele amor que a gente lembra quando ganha ou perde coisas. Aquele colo que a gente pensa em deitar quando se perde. Também é aquela bronca que você ouve à dez quilômetros de distância, em pensamento. Mãe é aquele anjo que Deus mandou pra contar-nos uma história por dia. A nossa história de vida. E ser mãe é tão bom que quando a gente pensa que os filhos cresceram e tudo acaba, viram avós.

*pra todas mães que passarem por aqui, um beijo gigante e um sorriso extremo

|vanessa leonardi|

.

5.5.11

...

.
'Eu me dou melhor comigo mesma quando estou infeliz: há um encontro.
Quando me sinto feliz, parece-me que sou outra.
Embora outra da mesma.
Outra estranhamente alegre, esfuziante,
levemente infeliz é mais tranqüilo.

Tenho tanta vontade de ser corriqueira e um pouco vulgar e dizer:
a esperança é a última que morre.'

|Clarice Lispector|
 
 
.

...

.

'Antigamente, em maio, eu virava anjo.
A mãe me punha o vestido, as asas,
me encalcava a coroa na cabeça e encomendava:
"Canta alto, espevita as palavras bem."
Eu levantava vôo rua acima'

|adélia prado|

.